segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que são Os Chacras


A palavra chakra vem do sânscrito e traduzido significa plexo, centro, roda de luz, disco.
Tudo no universo é energía, em escalas específicas, cada Chacra representa uma frequência vibratória, uma consciência a ser explorada e desenvolvida na evolução do espírito humano para que ele se eleve e religue ao universo. Evoluimos e acumulamos conhecimento atravéz das experiências e este aprendizado traduz em energía de expanção nos Chacras.
Os Chacras são vórtices (redemoinhos) de energia vital, como espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. São pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.
Para ajudar no processo do nosso desenvolvimento integral enquanto seres humanos é muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física. São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura de corpo e mente. A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais, circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos. Compreender isto, traz-nos um tremendo "insight", (conhecimento, compreensão) de como nós próprios afetamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior.
Temos centenas deles, aproximadamnte 300, mais há 7 centros de energia que são considerados como os centros maiores e mais importantes. Cada chakra é reconhecido no corpo como um foco de força ou vida relativo às energias físicas, emocionais, mentais e espirituais. Os chakras formam uma rede através da qual corpo, mente e espírito interagem como um todo.
Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão, os que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção e os que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.
Cada chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris, a uma nota musical, a glândulas, determinados órgãos, funções e sistemas físicos, plexo de nervos, a um dos nossos sentidos, a um dos elementos (Terra, Fogo, Água, Ar, Éter).
Quando um chacra, mesmo que dos mais pequenos, está em desequilíbrio, todo o sistema de chacras fica desequilibrado, pois eles estão todos interrelacionados.
Todos os chacras são igualmente importantes e necessários e estão localizados desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a energía "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado. Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas em solidão, raiva , depressão ou doenças físicas como diabetes, hipertensão arterial, cânceres e outras. Nosso corpo físico tem pontos que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e principalmente saúde. É através dos nadis (meridianos) caminhos invisíveis dentro do nosso organismo que a energia vital ou Prana caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras em pontos que concentram vibrações mais específicas.
Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio que todos nós precisamos.
Os chacras estão todos interligados e ficam desequilibrados tanto por excesso, como por defeito, ou seja, por hiper atividade ou atividade reduzida. A maior parte das vezes os desequilíbrios são provocados por bloqueios ou mau funcionamento que têm origem nas emoções, mais é muito importante compreender que o processo também é inverso. Este processo está intimamente relacionado com a nossa consciência, e é por isso muito importante realçar que não são os exercícios para alinhar chacras que fazem aumentar o nosso nível de consciência, mas é exactamente o inverso: quanto maior é o nosso nível de consciência, mais harmoniosamente funcionam os nossos chacras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário