sábado, 30 de abril de 2011

O que é Massagem Ayurvedica


Nos tempos em que vivemos, repletos de atividades múltiplas e stress, necessitamos de práticas para manter o equilíbrio físico e emocional, essencial para uma vida saudável. Um desses métodos é a massagem ayurvedica, prática ancestral de origem indiana que visa harmonizar e restaurar os sistemas do corpo, influenciando o desenvolvimento físico, mental e espiritual. A massagem sempre teve um lugar importante na cultura indiana e, ainda hoje é comum as pessoas trocarem massagens. Tradicionalmente, as crianças recebem massagens diariamente durante os primeiros anos de vida, e depois semanalmente. As mulheres grávidas também se beneficiam com massagem suave durante a gravidez e com mais energia cerca de quarenta dias após o parto.
Para este tipo especial de massagem são utilizados óleos naturais, próximos à temperatura ambiente ou mornos, escolhidos para cada pessoa de acordo com suas características psicofísicas (doshas).
Os melhores são os óleos prensados a frio, obtidos de sementes e legumes cultivados organicamente. Ao serem absorvidos, facilmehte nutrem nosso organismo colaborando com ele.
Os beneficios de receber regularmente a massagem são a liberação da tensão muscular, a redução da rigidez das articulações e o impedimento do envelhecimento prematuro.
Contribui para produzir relaxamento mental, o que faz se sentir cheio de paz e energia, enquanto que a nível físico, ajuda o sistema imunitário, digestivo e linfático.
Outros beneficios desta massagem são: a harmonização integral da pessoa, o desenvolvimento espiritual, a melhoria da postura e estrutura óssea, o aumento da resistência às doenças, a melhoria do fluxo de energia, a harmonização do sangue e do sistema linfático, a flexibilidade muscular, a desintoxicação, a melhoria do sistema nervoso, a eliminação da fadiga e o relaxamento profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário