quinta-feira, 3 de março de 2011

Os Sete Chakras

Nome Sânscrito: MULADHARA - Base e fundamento, Suporte: O primeiro chakra mais conhecido como Chakra Base ou Raiz, está situado na base da coluna vertebral e associa-se às gónadas ou glândulas endócrinas sexuais. Relaciona-se com a parte inferior do corpo, os pés, o ancoramento e os instintos físicos. É através dele que plantamos os nossos pés no chão e nos relacionamos com o mundo físico. É responsável pela absorção de energia da terra (energia telúrica, geoenergia, kundalini). Também está relacionado com o poder criador da energia sexual. Quando esse chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade. Quando excessivamente energizado indica excesso de hormônios com sexualidade exacerbada. A fadiga é uma diminuição da força da vida, um desequilíbrio do dosha vata, que esta ligada ao chacra básico é quando manipulados ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força da vida e tratando a fadiga crônica. 
A cor deste chacra é vermelho, o elemento é terra, os cristais obsidiana, rubi, turmalina preta e quartzo fumé. 
O mantra é Lam e a função é trazer vitalidade para o corpo físico. As qualidades positivas: saúde, individualidade, coragem, estabilidade, paciência, sucesso e segurança. 
As qualidades negativas: insegurança, raiva, tensão e violência.


Nome Sânscrito: SWADHISTANA - Morada do Prazer: O segundo chakra também chamado esplênico ou umbilical, é responsável pela energização geral do organismo. Por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Situa-se na região do baixo ventre aproximadamente dois centímetros abaixo do ombigo e trabalha com a energia sexual e a criatividade. Encontra-se associado às glândulas suprarrenais. Está ligado também à produção da adrenalina e ao amor do homem pela Terra e pela Natureza. Tudo o que criamos na nossa mente é ativado para se manifestar através deste centro de energia. Fisicamente rege os órgãos sexuais. Desenvolvido, estimula o funcionamento dos outros chacras.
Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética. O amor emocional tem suas raízes aqui. Se a pessoa sentir-se despertada sexualmente, uma boa quantidade de energia se dirige até esse chacra e se irradia nele. Se houver bloqueios, eles podem eventualmente afetar órgãos sexuais e quase toda a área dos quadris.
A cor deste chacra é laranja, o elemento é agua, os cristais coral, âmbar, aventurina.
O mantra é vam e a função é força e vitalidade física.
As qualidades positivas: dar e receber, tolerância, assimilação de novas ideias, desejo, emoções, amor sexual / passional, família, mudanças, prazer e saúde.
As qualidades negativas: ciúme, impotência, confusão, problemas da bexiga e problemas sexuais.


Nome Sânscrito: MANIPURA - Cidade das Jóias: O terceiro chakra conhecido como Chakra do Plexo Solar localiza-se na boca do estómago. Controla toda a região do plexo solar. Está associado ao pâncreas. Controla toda a nossa energia emocional e é fortemente ligado ao ego individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo. Não é por coincidência que problemas emocionais causam sempre problemas digestivos. A emoção e a digestão estão intimamente ligadas. Desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais.
Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.
A cor deste chacra é amarelo, o elemento é fogo, os cristais olho de tigre e âmbar.
O mantra é Ram e a função é digestão, metabolismo e emoções.
As qualidades positivas: energia, auto controle, vontade, autoridade, poder pessoal, calor humano, humor e transformação.


Nome Sânscrito: ANAHATA - Invicto, Inviolado: O quarto chakra, cardíaco ou chacra do coração situa-se bem no centro do peito, entre os mamilos. É o ponto de encontro dos dois tipos de energia: Espírito e Matéria.
É associado à glândula endócrina Timo e ao plexo nervoso cardíaco e pulmonar. É nele que se concentra a energia do amor incondicional, a nossa fonte vital. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial.
Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
A cor deste chacra é verde o elemento é ar, os cristais esmeralda, jade verde e turmalina verde ou rosa.
O mantra é Yam e a função é energizar o sangue e o corpo físico.
As qualidades positivas: compaixão, amor incondicional, equilíbrio, paz e harmonia.
As qualidades negativas: instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.


Nome Sânscrito: VISHUDDA - O purificador: O quinto chakra, o chacra laríngeo ou chacra da garganta situa-se na região da garganta e associa-se à glândula endócrina tireóide e ao plexo nervoso laríngeo. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz, pela comunicação da nossa verdade interior e pela respiração. Fisicamente rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz. É através deste chacra que purificamos as nossas energias. Serve também de bloqueio para que as energias emocionais não cheguem ao chacra coronário.
Quando desenvolvido facilita a psicofonia (é a mediunidade que permite a comunicação do espírito) e a clauriaudiência (faculdade anímica que possibilita ouvir sons materiais que ocorrem fora do alcance da audição biológica), de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.
A cor deste chacra é azul claro o elemento é ar e éter, os cristais lápis lazuli, topaz azul, aquamarina, sodalita e turqueza.
O mantra é Ham e a função é a comunicação, som, vibração.
As qualidades positivas: comunicação, criatividade, honestidade, conhecimento, integração e lealdade.
As qualidades negativas: problemas na comunicação, depressão, ignorância.


Nome Sânscrito: AJNÃ - O Centro de comando: O sexto chakra ou chacra frontal situa-se na testa, entre as sobrancelhas, e é também conhecido como terceiro olho na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Associa-se à glândula pituitária e é responsável pela nossa concentração, memória, imaginação e visualizações. Pode-se compará-lo ao computador que regista no nosso cérebro as informações e sensações recebidas através do chacra coronário, para que as possamos compreender e dar-lhes forma através de pensamentos ou imagens. Desenvolvido, facilita a clarividência (capacidade de ver com clareza), a intuição e pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental.
A cor deste chacra é azul índigo, o elemento éter, os cristais lápis lazuli, azurita e quartzo.
O mantra é Om e a função é a de revitalizar o sistema nervoso e a visão.
As qualidades positivas: intuição, concentração, devoção, imaginação, sabedoria. 
As qualidades negativas: tensão, falta de concentração, medo, pesadelos, dores de cabeça, problema nos olhos.


Nome Sânscrito: SAHASHARA - O Lótus das mil pétalas: O sétimo chacra ou chacra da coroa é o mais importante dos chakras situa-se no topo da cabeça, bem no centro, e é também conhecido como coronário. Relaciona-se com a glândula pineal e com o padrão energético global da pessoa. Está directamente ligado à espiritualidade, ao contacto com o Eu Superior, canalização e meditação. Fisicamente, rege a nossa cabeça e o sistema nervoso central. É através do chacra da coroa que entram no nosso corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade.
Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina.
A cor deste chacra é violeta, o elemento a presença dos cinco (terra, água, fogo, ar e éter), os cristais diamante, alexandrita, ametista.
O mantra é Aum e a função é a de revitalizar o cérebro.
As qualidades positivas: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, abre a consciência para o infinito, percepção além do tempo e do espaço, vontade espiritual, sabedoria e compreensão divina. 
As qualidades negativas: depressão, confusão, alienação, falta de inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário