quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que são Mantras


A palavra Mantra vem do sânscrito e significa Man (pensamento, mente) e Tra (alavanca ou ferramenta)  é uma sílaba ou poema religioso.
Então podemos dizer que Mantra significa instrumento do pensamento ou som que liberta a mente, através do própio poder ou controle mental. Quem tem o costume de cantar mantras sabe que essa é sua importância: libertar a mente e acesar a dimensões sutis e profundas da consciência.
Os mantras originaram-se no hinduísmo mais também são utilizados no budismo e outras religiões. Encontramos referências a este tema em textos sagrados de antigas tradições como o Tantra, o Budismo Tibetano, os Hebreus, os Persas os Bizantinos entre outros.
Para muitas escolas um mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto que detenha um poder específico. O mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa.
Existem mantras para adormecer, para facilitar a concentração e a meditação, para momentos de renovação e momentos difíceis, para paz, harmonia, amor, cura, prosperidade, proteção, mantras para energizar e para desenvolver os chakras ou vibrar canais energéticos afim de desobstrui-los.
Ao longo da coluna vertebral e no cérebro, existem sete centros de energia (vórtices energéticos) ou chakras. A visualização e a vibração acústica sutil do mantra ressoa nos centros energéticos dos chakras e nas glândulas endócrinas a elas associadas, equilibrando o fluxo de energia do corpo e refletindo na saúde do praticante.
A vocalização de mantras contribui para ativar esses vórtices energéticos de troca de energias.

O mantra Lam entoado em Lá estimula o chacra básico ou chacra raiz. Localizado na região do pubis entre o ânus e genitais, na base da espinha dorsal. Relaciona-se a nossa existência neste mundo com os medos ligados à sobrevivência: alimento, ar, água, recursos económicos, trabalho. Governa a nossa existência física que também é resultado das ações dos nossos carmas e darmas das vidas anteriores, e assim ele governa também as memórias passadas.

O mantra Vam, expresso na nota Sol, estimula o Chakra esplênico ou umbilical, situado na região do baço aproximadamente 2 cm. abaixo do ombigo. É através dele que penetra no corpo uma parte de energia sutil do ambiente. Governa as ações relacionadas ao sexo. Rege o sistema reprodutor. Corresponde à criatividade e expressão sexual, procriação, sensualidade, habilidade de sentir emoções, contentamento.

O mantra Ram, entoado em Fá, estimula o Chacra do plexo solar, localiza-se em cima da boca do estômago, abaixo do coração. Está associado ao relacionamento com o próprio ser, ao poder. É o responsável pela energização do sistema digestório. É considerado o chacra das emoções inferiores.

O mantra Yam, entoado em Mi, ativa o chacra cardíaco ou Chakra do Coração, localiza-se bem no centro do peito. Rege o coração e sistema circulatório, corresponde à compaixão e humanitarismo. É considerado o canal da movimentação dos sentimentos. É o meio de ligação energética entre os sentimentos inferiores e os superiores. No coração mora o amor incondicional que é, a doação sem troca, Neste chakra repousa o pulsar da alma, o leito da compaixão, da amizade, da fraternidade, à gratidão a Deus.
É o chacra mais afetado pelo desequilíbrio emocional.
Este chakra é uma ponte e a forja alquímica que transforma e converte em compatíveis as energias dos três primeiros chakras elevando-os, e os três de cima, fazendo-os descer. Permite amar totalmente e sem condições. Realiza a união entre as energias materiais e espirituais.
Esta união é feita pelo Amor. Quando funciona de forma harmoniosa, nós somos canal do divino e o nosso coração torna-se um prodigioso transmissor de energia universal, um fantástico instrumento de cura.
A nossa vida só adquire o seu pleno sentido tomando consciência da energia deste chakra dando amor e compaixão.

O mantra Ham, entoado em Si, ativa o chacra laríngeo ou chacra da garganta, localiza-se no meio da Garganta. Domina a região da garganta e comanda a fala. É o responsável pela energização da boca, garganta e aparelho respiratório (pulmões, brônquios e alvéolos pulmonares; cordas vocais e esôfago).
É o mestre da comunicação, do julgamento, do poder da palavra falada, do verbo divino, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.
É o Chakra da "purificação" e da comunicação, que é som e vibração.
A consciência profunda deste chakra fará com que nos iniciemos no caminho espiritual e, por consequência, entrarmos em contato com a nossa parte mais profunda partindo, precisamente, da comunicação com o nosso eu superior.

O mantra Om, estimula o chacra frontal ou terceiro olho. Situado entre as sobrancelhas, está ligado à glândula hipófise, também chamada pituitária. Quando está energeticamente equilibrado, facilita a intuição, a clarividência e o desenvolvimento mental. É o responsável pela energização dos olhos e do nariz.
Comanda as nossas idéias e ações, do aspecto mental superior, da visão superior, por isso chamado Terceira Visão. Associado à faculdade de visualizar e tornar compreensíveis os conceitos intelectuais, bem como à faculdade de pôr em prática esses conceitos.
Governa o campo da intuição, da sabedoria adquirida, do sistema nervoso e da percepção. Comanda o caminho do desenvolvimento do saber, da razão.

O mantra Sham, ativa o chacra da coroa ou chacra da alma situado no alto e centro da cabeça. É o chacra mais importante, pois é o responsável pela irrigação energética do cérebro. É o chacra por onde penetra a energia cósmica, está relacionado com a mente super consciente, com o Eu Superior e/ou com Deus. É o portão de entrada das energias superiores. Está relacionado com a glândula pineal e com o cérebro. É o chacra que nos liga à nossa parte mais espiritual, ao nosso ser completo e com a realidade cósmica. É luz de conhecimento e consciência, é visão global do universo, é o nosso caminho de crescimento que nos permite alcançar a serenidade espiritual da completa consciência universal. É a união com Deus.
Está relacionado com a espiritualidade, o estado alfa da meditação; o contato com o cosmo. Governa a profecia, a mediunidade e maior parte dos sete dons.




Nenhum comentário:

Postar um comentário